segunda-feira, 18 de novembro de 2013


OS SALVADORES DA PATRIA

         Está sendo lançada a candidatura do general Augusto Heleno para presidente do Brasil. O slogan dos apoiadores do general é “vamos endireitar este país”.

         Belas palavras. Elas nos remetem para um filme que já assistimos. Em nossa curta história republicana já tivemos vários salvadores da pátria. Os mais recentes denominam-se Jânio Quadros, Fernando Collor de Melo, Inácio Lula da Silva. Os dois primeiros propunham salvar o Brasil individualmente, como os super heróis americanos. O último trazia uma ideologia de esquerda, a da redenção dos pobres, através do bolsa família.

         Nesse interregno, também tivemos 21 anos de ditadura militar, que também propugnava, em seu início, “endireitar o Brasil”.

         Como resultou: Collor, caçador de marajas, foi apeado do poder. Jânio, aquele da vassoura, cassou-se a si próprio. Lula criou um sistema de bondades que atingiu seu esgotamento no mandato de sua  sucessora (ela, agora, esperneando, lança o Brasil em um capitalismo selvagem, com imprevisíveis resultados).

         Os militares tiveram no AI-5 o mais poderoso poder discricionário da história do Brasil. Entregaram o poder aos civis com o país em uma profunda crise econômica e total anarquia nos quartéis.

         General, o senhor tem uma irrepreensível carreira na caserna. Não deslustre seu nome. Mantenha-se augusto e fique onde é o seu lugar.

        

Um comentário:

  1. Não concordo que o Lula tenha instituído um sistema de "bondades" .O bolsa -família, é aquilo que Já deveria existir à décadas. Ou seja, aquela ajuda aos mais necessitados.Como existe em qualquer país de primeiro mundo. É o aspecto básico pra poder implementar qualquer outro plano de resgate social das pessoas mais carentes. Como disse o ator Michael Caine,espantado em saber que só a uma década o Brasil começou a implantação do resgate mínimo, das pessoas mais carentes. "Muitos de meus amigos acham que eu sou comunista.Não sou comunista.Acho que as pessoas devem ter o mínimo necessário. Ou mais cedo ou tarde, virão buscar" Quanto ao "lança o Brasil em um capitalismo selvagem etc," sem comentários...

    ResponderExcluir