quarta-feira, 8 de agosto de 2012



BOEING 797

Uma aeronave Boeing capaz de transportar até 1.000 passageiros, com autonomia para 10 mil milhas (16 mil km), com 33% a menos de gasto de combustível em relação à maior aeronave em funcionamento atualmente. E mais: praticamente sem turbulência. Isso é fantástico!

É impressionante!
Vamos vislumbrar o futuro (que já chegou). 

 A Boeing trabalhou em segredo por um longo tempo. Essas imagens foram tiradas por um fotógrafo amador.




A Boeing prepara o lançamento desta aeronave para breve. Falta, apenas, a adaptação de alguns aeroportos para receberem essa maravilha, que, na verdade, emite pouco ruído. O seu design revolucionário, que combina asa e fuselagem, foi desenvolvido em colaboração com o Centro de Pesquisas da NASA.

Este "mamute" tem uma envergadura de 265 pi (comparado a 211 do 747) e pode usar a pista para o AIRBUS A380 com uma envergadura de 262 pi.

O 797 é uma resposta direta ao A380, que já recebeu 159 pedidos. A Boeing já "matou" o seu SuperStretched Jumbo 747X, em 2003, depois do pouco interesse mostrado pelas companhias aéreas. Em vez disso, continuou a desenvolver o Ultimate Airbus, o 797, o fantasma da fábrica de Long Beach, Califórnia.

O Airbus A380 foi projetado nas pranchas de desenho em 1999 e exigiu 13 mil milhões de dólares em custos de desenvolvimento. Portanto, está em desvantagem para a Boeing. O Airbus é um avião estilo "velho", tubular, para as próximas décadas. Por outro lado, o Boeing 797 é, realmente, uma enorme asa voadora.

Existem várias vantagens no projeto de "asa de fusão e fuselagem." O mais importante é a relação de "Lift and Drag" que deverá aumentar em 50%. Isso irá resultar em menor peso total da aeronave em cerca de 25% e, assim, dar uma maior eficiência de 33% em combustível versus o A380.

"A alta rigidez da célula" é outro fator chave na tecnologia de "asa de fusão e fuselagem". Isso reduz a turbulência, cria menos stress na célula e aumenta a eficiência de combustível, o que permitirá que o 797 vá até  10.000 milhas, com 1000 passageiros a bordo, mantendo uma velocidade confortável de cruzeiro de Mach 0,88.

A data exata da introdução no mercado do 797 ainda é incerta. Mas, as linhas de batalha estão claramente desenhadas nesta guerra para o futuro da aviação civil.







obrigado, Erion

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