BOEING 797
Uma aeronave Boeing capaz de
transportar até 1.000 passageiros, com autonomia para 10 mil milhas (16 mil
km), com 33% a menos de gasto de combustível em relação à maior aeronave em
funcionamento atualmente. E mais: praticamente sem turbulência. Isso é
fantástico!
|
A Boeing trabalhou em segredo por um longo tempo.
Essas imagens foram tiradas por um fotógrafo amador.
A Boeing prepara o lançamento desta aeronave
para breve. Falta, apenas, a adaptação de alguns aeroportos para receberem essa
maravilha, que, na verdade, emite pouco ruído. O seu design revolucionário, que combina asa e
fuselagem, foi desenvolvido em colaboração com o Centro de Pesquisas da NASA.
Este "mamute" tem uma envergadura de
265 pi (comparado a 211 do 747) e pode usar a pista para o AIRBUS A380 com
uma envergadura de 262 pi.
O 797 é uma resposta direta ao A380, que
já recebeu 159 pedidos. A Boeing já "matou" o seu SuperStretched
Jumbo 747X, em 2003, depois do pouco interesse mostrado pelas companhias aéreas.
Em vez disso, continuou a desenvolver o Ultimate Airbus, o 797, o fantasma
da fábrica de Long Beach, Califórnia.
O Airbus A380 foi projetado nas pranchas de
desenho em 1999 e exigiu 13 mil milhões de dólares em custos de
desenvolvimento. Portanto, está em desvantagem para a Boeing. O Airbus é
um avião estilo "velho", tubular, para as próximas
décadas. Por outro lado, o Boeing 797 é, realmente, uma enorme asa
voadora.
Existem várias vantagens no projeto de
"asa de fusão e fuselagem." O mais importante é a relação de
"Lift and Drag" que deverá aumentar em 50%. Isso irá
resultar em menor peso total da aeronave em cerca de 25% e, assim, dar uma
maior eficiência de 33% em combustível versus o A380.
"A alta rigidez
da célula" é outro fator chave na tecnologia de "asa de fusão e
fuselagem". Isso reduz a
turbulência, cria menos stress na célula e aumenta a eficiência de
combustível, o que permitirá que o 797 vá até 10.000 milhas, com 1000
passageiros a bordo, mantendo uma velocidade confortável de cruzeiro de Mach
0,88.
A data exata da introdução no mercado do 797
ainda é incerta. Mas, as linhas de batalha estão claramente desenhadas nesta
guerra para o futuro da aviação civil.
obrigado, Erion
A briga vai ser pra pegar janela
ResponderExcluirFAKE
ResponderExcluir