sábado, 22 de dezembro de 2012







frustração
         
Os americanos, nossos irmãos do norte, desenvolveram, há séculos, cultura de violência, em que a justiça (?) é feita com as próprias mãos. Os exemplos são infinitos. 

       Podemos lembrar apenas um exemplo, na história recente dos EUA, as execuções sumárias da população negra pela Ku Klux Klan. É a cultura do bangbang. É a cultura da vingança.

         Quando do 11 de setembro, as forças armadas americanas invadiram o Iraque e o Afeganistão, massacrando populações inocentes, em busca do “inimigo”.

         Se observarmos os filmes atuais, desses que recebemos aos montes, sempre nos cartazes de divulgação, aparece figura solitária, masculina ou feminina, forte, carregando uma arma de mão. E não é qualquer arma. É um artefato feito não só para matar o adversário, mas para destruir o seu corpo. No fim do filme, o criminoso, um tipo ignóbil, nunca é preso. Ele é morto com requintes de crueldade.

         Essa é a cultura de nossos irmãos do norte. Ai de quem os desafiar. O castigo é imediato e banhado de sangue.

         Quando acontece um grande massacre, como esse em Connecticut, em que o assassino depois de sacrificar crianças , se mata, acredito que a maior frustração do povo americano não é a perda de vidas inocentes, mas a impossibilidade do criminoso ser exemplarmente morto por um super herói ou eletrocutado ou gaseificado, como mandam as boas normas de nossos irmãos do norte.

Um comentário:

  1. Amigo Lisboa.
    Em 2013, fruto do constante processo de renovação do blog, estaremos alterando a forma e a função do Urbanascidades, focando os temas na Arquitetura e no Urbanismo, e de certa forma "retornando ao útero", em uma parceria com a Arquiteta Sílvia Gatti, do arquiteturadoimóvel.
    Mas para os que gostam do formato tradicional do Urbanascidades, os conteúdos e a temática atual vai continuar sendo publicada em 2013, agora em novo endereço, http://urbanasvariedades.blogspot.com.br.
    Desta forma, nossos leitores terão 03 opções de blogs, o urbanascidades, o urbanasvariedades e o arquiteturadoimovel. Esperamos poder continuar contando com suas visitas, comentários e participação,
    Um Feliz Natal e ótimo 2013 para todos e muito obrigado por tudo!

    ResponderExcluir