sábado, 24 de março de 2012
Curtis Ousley (7
de fevereiro de 1934 – 13 de agosto de 1971) conhecido artisticamente como King
Curtis, foi um virtuoso saxofonista americano que interpretava, sempre com
muito talento, diversos tipos de música, como rhythm and blues, rock’n’roll, soul, funk e soul jazz.
Também foi band leader e produtor musical.
Tocava
indistintamente sax tenor, contralto e soprano. Ficou conhecido por seus
“riffs” e solos. Sua interpretação de “Yakety Yak”, sucesso da banda The
Coasters, inspirou outros músicos, como Boots Randolph e foi base para sua
composição “Stew Menphis Soul”.
CARREIRA
King Curtis
começou a tocar saxofone com a idade de 12 anos, em Fort Worth (Texas).
Interessou-se por jazz, rhythm and
blues e música popular. Excelente aluno de música, recusou bolsas de estudo
para participar da banda de Lionel Hampton. Durante esse tempo, ele compôs e
arranjou músicas e aprendeu a tocar guitarra. Em 1952, Curtis mudou-se para
Nova York e tornou-se músico de estúdio, trabalhando em gravadoras como Prestige,
Enjoy, Capitol e Atco. Nesse periodo, gravou com Nat Adderley, Wynton Kelly, Buddy
Holly e Andy Williams.
Estilisticamente,
Curtis teve a inspiração de Lester Young e Gene Ammons. Conhecido por seu
estilo sincopado e percutido, ele foi, ao mesmo tempo, versátil e poderoso.
Reuniu, em gravações, músicos como Richard Tee, Dupree Cornell, Jemmont Jerry e
Bernard Purdie.
King Curtis
gostava muito de jazz, mas decidiu ser músico de rock. Da década de 50 até
meados de 60, trabalhou como músico de estúdio em seus próprios discos e
participando de bandas, como The Coasters. Buddly Holly contratou-o para gravar
“Reminiscing”. Nessa época, ele gravou “Soul Twist” e “Soul Serenade”.
Nesse período,
também gravou para Groove Records, produzindo discos, muitas vezes trabalhando
com Jerry Wexler.
Em 1970, ele
gravou, com Aretha Franklin e os King Pins, “Aretha Live at Fillmore West” e “Live
at Fillmore West” com a música “Memphis Sttew Alma” e versões de Isaac Hayes,
Led Zeppelin e Steve Wonder. Em sua banda tocaram Billie Preston, ao órgão
Hammond, Jerry Jemmot ao baixo, Cornell Dupree na guitarra, Pancho Morales na
percussão, Bernard Purdie “Pretty” na bateria e mais os Memphis Horns. A música
“Whiter Shade of Pale”, da banda Procol Harum, deste disco, foi usada como
trilha sonora do filme Cult britânico “Withenail and I”
Em julho de 1971,
Curtis gravou solos de saxofone em “Is so hard” e “I don’t wanna be a soldier,
mama, I don’t wanna die, no disco “Imagine”, de John Lennon. Junto com os
Rimshots, também gravou “Soul Train”, música tema do aclamado programa de televisão do mesmo nome.
MORTE
Por volta da meia
noite do dia 13 de agosto de 1971, Curtis estava carregando um aparelho de ar
condicionado para seu apartamento, quando deparou com dois drogados na frente
do prédio. Solicitou que eles se afastassem. Isso gerou uma discussão e um dos
indivíduos, Juan Montañes, esfaqueou Curtis no peito. Curtis foi hospitalizado,
mas não resistiu aos ferimentos. Seu assassino foi preso horas depois.
No dia do funeral
de King Curtis, a Atlantic Records fechou seus escritórios. O pastor Jesse
Jackson fez a oração de despedida, com um coral entoando a música “Soul Serenade”. Aretha Franklin cantou “Never
Grow Old” e Stevie Wonder cantou “Abraham, Martin, John, King Curtis e agora?”
Curtis foi
enterrado em Farmingdale, Nova York, o mesmo cemitério que onde estão os
grandes do jazz, Count Basie e John Coltrane.
LÁUREA
Curtis foi
agraciado com o “Rock and Roll Hall of Fame” em 6 de março de 2000.
Fonte: Wikipédia (tradução livre)
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