terça-feira, 27 de março de 2012

MATADOURO 5
,
"Quando do surgimento do nazismo, muitas pessoas o defenderam. Outras o condenaram. Todas estão mortas. Eu não defendi nem condenei e estou vivo".

Essa cínica frase de Pitigrilli é a essência do romance "Matadouro 5", de Kurt Vonegut Jr. A obra trata da vida de um cidadão americano, cuja característica primordial é ser medíocre e alienado. Seu comportamento permite que ele vá sobrevivendo à todas as tragédias por que passa.

Durante a segunda guerra mundial está para ser morto por seus companheiros de farda. É, então, aprisionado pelo exército alemão. Um professor evita que seja assassinado por um outro prisioneiro que o acusa de matar um companheiro. Transferido para Dresden, escapa de um bombardeio aliado, em que morrem 135.000 pessoas.

 Após a guerra, faz um curso de optometrista e casa com a filha encalhada do dono da instituição onde estudou. É o único sobrevivente de um desastre aéreo. Nesta ocasião sua esposa morre em desastre automobilístico quando tenta chegar ao hospital onde ele estava internado. Seu mais próximo amigo é um cachorro. Acaba sendo morto pela única pessoa que  o vê como realmente é.

Para se manter íntegro, criou um outro mundo (ou foi abduzido por ele), em que se refugia com uma namorada, também fruto da mesma fantasia (ou abdução), Essa namorada é a mesma da fotografia que seu filho utiliza para se masturbar no banheiro, O refúgio (ou prisão) é, simultaneamente, uma gaiola em um lugar, semelhante a um zoológico, onde não há presente, passado, futuro, nem bem nem mal. As coisas apenas são.

Esse romance foi filmado em 1972. Eu o revi há pouco. Antes,o tinha visto no Cine Vogue, na Independência (lembram?). Não o esqueci. Agora, localizei-o no ótimo blog luzitano "My One Thousand Movies". Depois de baixá-lo, o gravei e assisti.

Reproduzo aqui o comentário de Chico, proprietário do blog:

As diferentes etapas da vida de Billy Pilgrim (Michael Sacks) entrecruzam-se mas sem ligação ou continuidade. Billy é um sobrevivente do bombardeamento dos Aliados sobre a cidade alemã de Dresden durante a II Guerra Mundial. Este passado convive sem problemas com o seu presente, o de um americano caucasiano de classe média que vive a sua rotina. Porém, Billy tem outra inquietante faceta que também procura uma lugar na sua existência: tendo sido sequestrado pelos habitantes do planeta Trafalmadero, ele é exibido no Jardim Zoológico local como um ser extra-planetário.
Adaptação para o cinema do famoso romance de Kurt Vonnegut Jr. que mistura ficção, comédia, drama e aventura para contar a história do obsessivo Billie Pilgrim. Matadouro 5, de George Roy Hill, foi vencedor do Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de Cannes.
Uma obra perdida no tempo.



Recomendo esse filme.





Nenhum comentário:

Postar um comentário