domingo, 17 de março de 2013



EMBALSAMADOS
         
         Os faraós tinham seu corpo embalsamado, certamente para continuarem a ser glorificados após a morte e assim, passarem a ilusão de imortalidade. Os tiranos modernos, como Lênin, Stalin,  Kim Il Sung, Kim Jung II, também receberam o mesmo tratamento, quando isso foi possível. Perón mandou embalsamar sua  Evita,

         Hugo Chávez seria embalsamado para descansar em paz junto a outros heróis latino-americanos, como Simon Bolívar. Entretanto, essa operação fracassou, como tudo que se relacionou com o final de vida de Chávez.

         Pelo que se depreende, não foi possível embalsamar o caudilho porque ele morreu bem antes da morte oficial, provavelmente em Cuba, durante um procedimento cirúrgico e seu corpo já estava putrefato. Para a encenação de seu velório, o corpo foi substituído por um boneco, parcialmente encoberto.

         Isso explicaria o gesto de Cristina Kirchner, preparada para fazer um discurso de despedida. Com a visão do “cadáver”, mudou de ideia e voltou para a Argentina. Também explica a rápida estadia de Dilma, com Lula a tiracolo, que também foi prantear o amigo Hugo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário