segunda-feira, 30 de julho de 2012


BLOGUE DO ZECA


A IMPRENSA É O
PULMÃO DA SOCIEDADE


O Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara, para nesta semana, começar a julgar os 38 réus no processo da Ação Penal 470, mais conhecida pelo nome de mensalão. É um dos raros momentos da história brasileira em que práticas tão comuns no país, como caixa 2 de campanha, o desvio de recursos públicos e a compra descarada de votos no Congresso, vão a julgamento. Por isso, se trata de um momento histórico...

Acreditamos que o mensalão é o maior caso de corrupção da história recente do país. Acreditamos também que cabe apenas à justiça fazer um julgamento qualificado dos crimes e determinar as punições adequadas. O papel da imprensa é revelar os fatos. Cabe apenas aos juízes julgá-los.

É importante reafirmar isso num momento em que boa parte dos réus – todos eles interessados na própria absolvição – faz propaganda acusando a imprensa profissional de tê-los julgado por antecipação. Nada mais equivocado. Evidentemente, em uma democracia, qualquer veículo é livre para emitir opinião que julgar apropriada em relação a um tema tão importante.

Na reportagem especial da página 32, ÉPOCA defende que a compra maciça de apoio político por parte do Partido dos Trabalhadores durante o governo Lula é um fato. Apontar fatos não significa prejulgar. Como afirmou o jurista e ex-presidente do STF Carlos Velloso em entrevista à repórter Ângela Pinho (...): “Não, a imprensa não tomou partido, a imprensa está simplesmente noticiando livremente. Ela se põe como pulmão da sociedade. Ai deste país não fosse a imprensa livre! Quanta coisa não ficaria encoberta?”

Helio Gurovitz – Diretor de Redação – ÉPOCA 30/07/2012




2 comentários:

  1. A pluralidade de situações também se reflete na imprensa. Tem a Boa, a medíocre e aquela grande que estamos acostumados no dia-a-dia. Vamos ver se o Helio Gurovitz,depois do resultado do julgamento vai continuar concordando que a justiça ainda é nossa suprema instância ou vai fazer como parte da grande imprensa e sair repetindo" Deu pizza!" .CLARO que estou dizendo isto hoje,antes do julgamento.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em parte contigo. O articulista, em um trecho que não transcrevi, para não ficar fora de contexto, fala sobre a sentença propalada pelo STF. Isso é prejulgamento. E se os réus forem considerados inocentes? Isso depois do papo de que a imprensa não julga.
    O importante para mim é a expressão de Velloso, de que a imprensa é o pulmão da sociedade. A imprensa livre, instrumento que só existe em regimes democráticos, serve, bem ou mal, para trazer ao ar livre certos comportamentos nauseabundos de governantes.
    Pela primeira vez, na história do STF, serão julgados poderosos, com a possibilidade de serem condenados . A condenação dos réus do mensalão, se houver, será a derrota do princípio de que o poder é impune, seja ele de esquerda ou direita.

    ResponderExcluir