quarta-feira, 4 de julho de 2012


blogue do zeca


Ross McEwan (Artista encontradas em gaksdesigns )

O QUE A INDÚSTRIA BRASILEIRA TEM FEITO PELA SUSTENTABILIDADE


SETOR AUTOMOTIVO – Um automóvel fabricado hoje emite 28 vezes menos poluentes que um veículo produzido há 30 anos. O etanol, que não contribui para o aquecimento global, começa a ser usado em motos  e aviões. Em três anos, o volume de água usado na produção de cada carro caiu de 5,5 para 3,9 m³.

 ELÉTRICO E ELETRÔNICO Cerca de 3.800 modelos de equipamentos de 206 fabricantes já receberam o selo procel, de eficiência energética. Também há investimentos nas fábricas. As turbinas hidrelétricas são 15% mais eficientes do que há dez anos.


 QUÍMICO  as emissões de gases causadores do efeito estufa caíram 47% em dez anos. O consumo de água por tonelada de produto diminuiu 34%. A taxa de reciclagem do material descartado passou de menos de 5% em 2001 para uma média próxima de a 30% em 2010.

ALUMÍNIO – Hoje, 97% das embalagens são recicladas, um dos mais altos índices do mundo. O Brasil é líder de aproveitamento de latas para bebidas. A Inbra Metais foi a primeira empresa de reciclagem de alumínio a zerar suas emissões de carbono, comprando créditos de outras indústrias.


MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS – 90% das empresas do setor têm políticas para minimizar o impacto no ambiente e 60% das grandes tem certificação ambiental ISO 14.001. A associação do setor criou, em 2009, o projeto Carbono Zero, que incentiva medias para reduzir as emissões de gases que alterem o clima.

CONSTRUÇÃO – Há alguns projetos para aumentar a eficiência das construções. Uma das técnicas mais promissoras envolve substituir as paredes comuns por estruturas de aço revestidas com gesso. São mais leves e permitem redução no consumo como materiais como cimento e brita.

ELÉTRICO – O Brasil produz 90% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis, acima da média mundial de 18%. As empresas investem em fontes alternativas, como a geração de energia a partir de gás de dejetos orgânicos da criação de suínos.

FLORESTAL – Algumas empresas produzem sem desmatar A Guavirá, em Mato Grosso, maneja a mata nativa de forma sustentável. Retira entre 5 a 10 árvores por hectare. Só retorna à mesma área após 25 ou 30 anos, período suficiente para o crescimento de novas árvores.

CELULOSE E PAPEL – A madeira para produção de celulose e papel vem de florestas plantadas. São 2,2 milhões de hectares de pelos e eucalipto, mesclados com 2,9 milhões de hectares de florestas nativas preservadas. Para gerar energia, as empresas 85% de biomassa, que não contribui para o aquecimento global.

CIMENTO – As empresas usam resíduos de outras indústrias, como pneus velhos, na produção de energia para os fornos. São 672.000 toneladas que viram substitutos de matéria prima.

ALIMENTOS – De 198 projetos de crédito de carbono no Brasil, inscritos até novembro de 2011, 85 eram das empresas de alimentação.  Até 2020, esses projetos terão evitado a emissão de 34,8 milhões de toneladas de gás carbônico, o equivalente a replantar o cerrado em metade da área do Distrito Federal.

AÇO – As indústrias de aço se comprometeram com o Ministério do Meio Ambiente a atingir, em até quatro anos, 100% de florestas plantadas para atender sua demanda de carvão vegetal. Com isso, eliminará o consumo de carvão de desmatamento.

SUCROENERGÉTICO – As usinas usam o próprio bagaço da cana-de-açúcar para gerar energia limpa para seu funcionamento e ainda vendem para a rede elétrica. Nos canaviais, os fertilizantes industrializados são substituídos por adubos minerais, reduzindo as emissões de gases causadores do efeito estufa.

TÊXTIL – Algumas empresas conseguiram reduzir o descarte de materiais usando uma nova tecnologia. Uma máquina chamada desfibriladeira faz os retalhos de tecido voltar a ser fibras de algodão, a matéria prima original. A indústria tenta reduzir o consumo de água e de defensivos agrícolas.

MINERAÇÃO – O setor está se esforçando para aumentar a eficiência energética. Uma das alternativas usadas pelas empresas que lavram minério de ferro é transportar o material por dutos até as regiões portuárias. Isso reduz a necessidade de caminhões nas estradas, diminuindo o consumo de combustíveis fósseis.

Petróleo e Gás – O setor tem adotado medidas para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa na produção de petróleo e gás natural, e no refino. Uma delas é construir refinarias novas que produzem o diesel com o petroquímico.

Fonte: revista Época 16 de junho de 2012


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário