GENEROSIDADE
O britânico John Elkington estabeleceu, no
que chamou de tripla linha básica, o que deve ser feito para buscar a
sustentabilidade: ser ambientalmente correto, ser socialmente justo e ser
economicamente viável.
Há um quarto elemento, porém, para que a sustentabilidade
seja atingida: a generosidade.
A generosidade é a qualidade do que é
generoso, pródigo, do que perdoa facilmente, do que é nobre, leal; a virtude de
quem acrescenta algo ao próximo. Generosas são as pessoas que se sentem bem em
dividir algo com mais pessoas.
Uma senhora idosa estava varrendo a calçada
junto a um terreno baldio, próximo onde ela morava. Uma amiga, ao passar,
comentou: Não precisa varrer esta calçada, ela não é sua, ao que a senhora contraditou:
- mas eu sempre passo por aqui.
A generosidade é o traço da personalidade de
pessoas que trouxeram benefícios universais e definitivos para a humanidade,
como Mahatma Ghandi, Buda, Jesus Cristo, Nelson Mandela, Martin Luther King,
Madre Teresa de Calcutá e outros.
No livro “Princípios da Filosofia”, René
Descartes cita a generosidade como “uma despertadora do real valor do Eu” e ao
mesmo tempo uma mediadora para que a “vontade se disponha a aceitar o concurso
do entendimento”.
A generosidade é, portanto, uma qualidade de
quem coloca os interesses de terceiros no mesmo plano de seus interesses
pessoais, para resolver um problema que atinge a todos. É também a qualidade de
quem busca o entendimento.
No campo do Direito, essas ideias são chamadas
de “direitos difusos” (aqueles que são do interesse do conjunto da sociedade).
A generosidade sendo, portanto, princípio de
sustentabilidade, reforça os outros três.
No contexto da generosidade corporativa, pode-se
pensar na seguinte imagem: importante é conhecer não só a nascente do rio, mas
todo o seu trajeto até a foz e mais além, para que não se percam os peixes.
No mundo corporativo, essas ideias começam a
tomar força, porque a luta por um mundo sustentável, além de ser exigência para
a sobrevivência de todos (uma das características da generosidade), também
melhora a imagem da empresa junto a seu público.
Fonte:
Jornal Bem Estar – julho 2012
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