Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos,
serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como
representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar desempenhos e
identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (ou
monitorando) o benchmarking.
De todas as definições encontradas sobre Benchmarking, destacam-se
duas:
O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para
melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à
concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas
similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "desempenho"
empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma
empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem
faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de benchmarking arranca
quando se constata que a empresa está diminuindo a sua rentabilidade. Quando a
aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correta
facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.
Uma definição mais sintética, mas igualmente objetiva: Processo
contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das
organizações e respectivas funções ou processos face ao que é considerado
"o melhor nível", visando não apenas a equiparação dos níveis de desempenho,
mas também a sua ultrapassagem.
A curiosidade histórica do termo vem
das marcas ("marks") que os viajantes deixavam nos bancos
("bench") de descanso para indicar a que distância estavam de Roma (a
referência), a capital de um grande império da antiguidade.
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