sexta-feira, 15 de junho de 2012



COMO ELABORAR UM ROTEIRO (MODELO)

PRIMEIRO ATO

Cena 1

A personagem principal, chamada Helena, aproxima-se de um prédio isolado, onde uma placa anuncia: Clínica Ginecológica.
Na recepção:

     HELENA

     Tenho hora marcada com o Dr. Manfredi

Cena 2

No consultório do Dr. Manfredi

     DR. MANFREDI
     Parabéns, Helena. Vi que está grávida. É seu primeiro filho?

     HELENA
     Sim, doutor

     DR. MANFREDI
     Vamos realizar exame clínico e depois vou pedir que 
     você faça   alguns exames de rotina

Cena 3

Helena é atendida pelo Dr. Manfredi, que manuseia os exames

     DR. MANFREDI
Existem alguma anormalidade em seus exames, Helena. Vou ter que solicitar estudos mais específicos.

Cena 4

Helena novamente é atendida pelo Dr. Manfredi

     DR. MANFREDI
Infelizmente, minhas suspeitas foram confirmadas. Você está com um câncer de mama. Tenho que lhe aconselhar que interrompa a gestação e, imediatamente, comece tratamento para o carcinoma. Não é possível tratar a doença com a gravidez em evolução, porque existe o sério risco da criança falecer ou ser gerada com uma séria anomalia.

     HELENA, chorando
     Isso não é possível, Dr. Não existe alternativa?

     DR. MANFREDI
Lamentavelmente, não. A doença já está avançada. Vou lhe encaminhar para um colega oncologista, o Dr. Voltaire, para que lhe examine. Depois volte aqui para a interrupção da gravidez.

     HELENA
Doutor, não posso fazer isso. Não tenho coragem de matar meu filho. Prefiro correr risco de vida. Vou continuar a gravidez.

     DR. MANFREDI
Pense bem, Helena. Cure-se e depois terá oportunidade de ter outro filho. A doença não espera.

     HELENA
     Pensei, Dr. Vou ter este filho

SEGUNDO ATO

Cena 1

Helena, já com a gravidez avançada, tem uma conversa com seu marido, Jonas

     HELENA
Jonas, estamos vivendo momentos muito difíceis. Eu entendo que você ande distante, é uma maneira de evitar o sofrimento. Mas eu tenho fé que tudo irá correr bem, escaparei desta.

JONAS
Não tenho condições de esconder-lhe nada. Antes de sua doença, eu já tinha outro relacionamento. Vejo que não poderei continuar com você. Isso é muito doloroso para mim. Vou sair de casa.

Cena 2

Helena, na maternidade, abraça sua filha, que nasceu perfeita. Suas amigas a cercam. O Dr. Manfredi está presente

    DR. MANFREDI
Meus parabéns. É uma bela menina. Este é o Dr. Voltaire, de quem lhe falei. Ele também veio visitá-la.

    DR. VOLTAIRE
Meus cumprimentos, Helena, você é uma mulher corajosa. Estou lhe aguardando em minha clínica.

Cena 3

Helena está agora no consultório do Dr. Voltaire

    DR. VOLTAIRE
Estou impressionado. A radioterapia deu resultado surpreendente. Houve uma redução significativa do tumor.

TERCEIRO ATO

Cena 1

Helena volta à clínica do Dr. Voltaire, agora com a filha no colo

    DR. VOLTAIRE
Helena, você venceu. O tumor regrediu totalmente. Seu organismo não tem mais câncer. Pode começar vida nova. Parabéns para vocês duas. 
   
Helena nada diz, apenas chora soluçando. Ela é abraçada pelo Dr. Voltaire.

Cena 2

Helena sai da clínica com a filha nos braços. É verão e chove torrencialmente. Quando chega à calçada, para, fecha a sombrinha e seguem as duas, sorrindo, com a chuva no rosto.


Esse roteiro foi adaptado de um telefilme que vi, há muito tempo. Infelizmente não guardei o nome do filme, dos realizadores, porém a cena final ficou marcada em minha memória como uma das mais lindas que assisti .

Nenhum comentário:

Postar um comentário