segunda-feira, 27 de agosto de 2012






amor por porto alegre


Este é o slogan de campanha apresentado por uma das coligações que disputam a Prefeitura de Porto alegre. Amor, pobre termo, tão gasto, vilipendiado.

Os cidadãos de Porto Alegre estão cansados de “amor” e outros epítetos forjados na hora da campanha eleitoral e rapidamente esquecidos após o escrutínio.

O porto alegrense não precisa de amor, precisa de trabalho honesto, dedicação e, principalmente, de uma boa gestão. O amor pode ser guardado para a intimidade da vida de cada político.

Sérgio Buarque de Holanda forjou a expressão “brasileiro cordial” referindo-se a nossa maneira de viver, colocando a emoção à frente da racionalidade. Brasileiro cordial é aquele que defende a lei quando ela lhe interessa, mas tenta ludibria-la quando isso lhe traz vantagens. Brasileiro cordial é aquele favorável à ecologia mas que joga lixo no chão quando ninguém está vendo. Brasileiro cordial quer levar vantagem no trânsito. Brasileiro cordial reclama dos políticos mas, na primeira oportunidade, procura corromper agentes públicos.      

Brasileiro cordial é aquele que abraça efusivamente seu próximo, pensando na melhor maneira de apunhalá-lo.


Brasileiro cordial é aquele que fala de amor em vão, para tomar o poder e locupletar-se. Brasileiros cordiais sou eu, tu, somos todos nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário