quinta-feira, 23 de agosto de 2012



blogue do zeca


gene Kelly

Há cem anos, nascia Gene Kelly, genial intérprete, dançarino, coreógrafo e diretor de cinema. Ele morreu em 2 de fevereiro de 1996, em sua casa, enquanto dormia.

       Gene Kelly veio de uma família humilde. Desde cedo se apaixonou por dança. Quando menino, por falta de uma partner, treinava com seu irmão. Essa experiência tornou sua dança forte e viril, diferente de seu contemporâneo Fred Astaire, que tinha coreografia mais sutil, feminina.

       Kelly fez muitos filmes de sucesso, revolucionando a técnica da dança, criando escola que continua atual até hoje. Vejam, por exemplo, John Travolta em “Embalos de Sábado à Noite”.

       Entretanto, ele sempre será lembrado pelo papel que fez em “Cantando na Chuva” (1951). A cena, antológica, em que ele dança debaixo de uma tempestade, tem um simbolismo marcante. Os Estados Unidos perderam o melhor de sua juventude no confronto com o nazismo na Segunda Guerra Mundial, e, no filme, Kelly demonstra que sempre se pode extrair magia, arte e otimismo com o pior dos cenários.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário