quarta-feira, 18 de abril de 2012


blogue do zeca
http://mydarkenedeyes.tumblr.com/

ESSE MARAVILHOSO MUNDO IDEALIZADO

“Queremos viabilizar nossa competitividade”. Essas palavras bombásticas foram extraídas de uma entrevista que Heitor Müller, recém-eleito presidente da FIERGS, sinalizava sua plataforma de ação.

            O que o Sr. Heitor quis dizer com isso? Absolutamente nada. Seria o mesmo informar que a FIERGS quer que todos seus membros tenham olhos azuis.

            Como funcionam as “verdades” de nossa economia? Um relator econômico de um jornal de grande circulação produz um chavão qualquer. No início da manhã, outro jornalista telefona para um grande industrial e o questiona sobre o mesmo assunto. Ele, com a cabeça vazia, repete o que recém leu. Logo, outra mídia publica o mesmo chavão, agora chancelado pelo industrial.

            As pessoas, hoje, estão muito preocupadas com sua saúde. Um dia desses, recebi um e-mail que recomendava comer frutas em jejum, pois elas eram digeridas, parcialmente, pelo estômago e parcialmente pelo intestino. Não dei maior atenção. Qualquer pessoa com conhecimentos básicos de fisiologia sabe que quem digere alimentos é o estômago, ele está no nosso corpo para isso.

A internet aceita tudo. Mais tarde, li em um jornal, a mesma bobagem produzida por um nutricionista. Já, então, tinha foro de verdade.

Os religiosos praticantes vão, religiosamente, à missa ou ao culto. Obedecem a todas as recomendações que o líder religioso declara que recebeu, diretamente, de Deus. Com isso, convencem-se que possuem um seguro contra todos os infortúnios. Quando acontece qualquer desastre na vida dessas pessoas, elas ficam revoltadas contra a Igreja.

A neurolinguística ensina que se dissermos, na frente do espelho, todas as manhãs, que somos bonitos e vencedores, ficaremos bonitos e vencedores.

Essa cultura prospera porque todo mundo quer ser feliz e vencedor. Ninguém quer perder nada (Falo em perder bens materiais, porque espirituais não se perde). Como a vida é dura, fica mais fácil transferir a existência para um mundo idealizado. Esse mundo idealizado abrange tudo o que foi dito acima.

E, assim, vamos vivendo.

            

Um comentário:

  1. É verdade ! Quanta bobagem é dita e escrita diáriamente. E repetida à exaustão por meios de comunicação os mais diversos. Um percentual muito grande dos assuntos do dia-a-dia, não resistem a uma análise um pouco mais atenta.

    ResponderExcluir